top of page

ACTIVIDADES

Tarefa 1 - Estudo preliminar sobre as tecnologias envolvidas

A primeira tarefa visa o estudo do estado da arte a nível de tecnologias envolvidas (hardware, software, comunicações, componentes mecânicos) e a definição de eventuais alterações de tecnologia dos diferentes componentes e opções funcionais a ser integradas no projecto, baseado no estudo quer do ponto de vista técnico (tecnologia aplicada, recursos, optimização) quer do ponto de vista comercial. Nesta tarefa a UAVision, irá actualizar-se sobre as várias tecnologias necessárias ao projecto (electrónica, energética, informática, mecânica) e adaptar o projecto a possíveis avanços tecnológicos lançados no mercado. Para esta tarefa irá existir ainda a ajuda dos parceiros do IPV e Terra da Eira para dar o contributo em termos de necessidades tecnológicas importantes a implementar no campo.

 

Tarefa 2 - Determinação das parcelas de ensaio (vinha e pomar)

Com esta tarefa serão identificadas as parcelas regadas de vinha e pomar mais representativas da exploração disponível para ensaio (Terra da Eira). Serão ainda identificadas parcelas-testemunha para efeito comparativo. Estas parcelas testemunha serão compostas por áreas não regadas e áreas regadas de forma tradicional (segundo o padrão utilizado em anos anteriores) – vinha e pomar.

 

Tarefa 3 - Geração de mapa de electrocondutividade do solo e georeferenciação

Nesta tarefa será efectuado o mapeamento geo-referenciado de electro-condutividade aparente do solo (EM38) das parcelas seleccionadas na tarefa anterior. A UAVision irá percorrer todas as zonas de ensaio com o sensor de electro-condutividade (EC) aparente (EM38) conectado a um GPS diferencial, procedendo de seguida ao pós-processamento de dados para geração georefenciada do mapa de EC aparente de cada uma das parcelas.

 

Tarefa 4 - Definição da localização óptima do sistema de monitorização

O IPV e Terra da Eira irão estudar o mapa de EC aparente do solo efectuado na tarefa anterior, onde foram identificadas as “manchas” de solo (correspondentes a diferentes tipos de solo ou capacidade de retenção de água) e posteriormente definir as zonas do solo representativas e determinar a localização para instalação de sensores de medição de teor de humidade do solo. Por fim, são ainda identificados os locais a instalar os sistemas de fito-sensores e estações meteorológicas.

 

Tarefa 5 - Identificação de sectores para rega diferenciada (vinha e pomar)

Ainda de acordo com o resultado do mapeamento realizado na tarefa 3 o IPV e Terra da Eira, determinarão os sectores de rega a implementar nas parcelas de ensaio.

 

Tarefa 6 - Participação em seminário de agricultura de precisão

Nesta tarefa os parceiros do projecto (UAV, IPV, TDE) irão participar num seminário (6º Congresso ibérico de agro-engenharia) para a obtenção de know-how específico em agricultura de precisão na fase inicial do projecto. O objectivo é que o consórcio se mantenha actualizado ao nível de desenvolvimento actual de agricultura de precisão (e em particular, algoritmos/modelos e gestão eficiente de rega).

 

Tarefa 7 - Estudo do estado da arte sobre modelos de rega

O IPV irá executar um estudo sobre modelos de rega já desenvolvidos pela comunidade académica, assim como o input utilizado em cada um deles (sensores utilizados na monitorização).

 

Tarefa 8 - Implementação de funcionalidades essenciais ao ano 1 do projecto no SW UAVision (software)

 A UAVision através do software já existente para visualização de dados de monitorização, irá desenvolver uma plataforma alargada, para que no futuro possa ter capacidade não só de monitorização e análise de um conjunto de sensores diferentes (teor de humidade do solo, sensores meteorológicos, fito-sensores), como a possibilidade geração de alertas e escalabilidade quer ao nível de número de utilizadores, quer ao nível desenvolvimento futuro de novas funcionalidades.

 

Tarefa9 - Desenvolvimento de algoritmo de apoio à decisão de rega

O IPV e Terra da Eira irão desenvolver em conjunto, um algoritmo de auxílio na tomada de decisão de rega. Desta forma será possível identificar em tempo real se existe ou não necessidade de rega de acordo com as necessidades reais da planta.

 

Tarefa 10 - Desenvolvimento de algoritmo de previsão de pragas e doenças

Nesta tarefa serão seleccionados por parte do IPV os modelos de previsão de pragas e doenças já validados para outras regiões do mundo. Através da observação de campo da Terra da Eira e do IPV existirá um ajuste dos parâmetros desses modelos, validando desta forma o modelo para as condições edafoclimáticas da região do ensaio. O objectivo final será que o modelo seja válido para as condições da bacia do mediterrâneo.

 

Tarefa 11 - Implementação dos algoritmos desenvolvidos (software)

A UAVision  irá implementar no software os algoritmos definidos nas 2 tarefas anteriores.

 

Tarefa 12 - Implementação de funcionalidades essenciais ao ano 2 do projecto no SW UAVision (software)

Nesta tarefa a UAVision irá desenvolver as bases técnicas a nível de programação para que o software possa albergar as funcionalidades futuras do 2º ano de projecto (possibilidade de controlo de equipamento à distância e possibilidade de implementação de algoritmos de controlo)

 

Tarefa 13 - Desenvolvimento de algoritmo de planeamento automático de rega

Será desenvolvido por parte da Terra de Eira e pelo IPV o algoritmo que irá actuar sobre as electroválvulas (indicação de início e fim de rega, dividido por sectores) baseado nos valores dos sistemas de monitorização existentes. Este algoritmo será responsável pela automatização do processo de rega. Nesta actividade os parceiros externos (ISA e Frutus) irão ajudar com o seu know-how o desenvolvimento do algoritmo de planeamento automático de rega

 

Tarefa 14 - Implementação do algoritmo de planeamento automático de rega (software)

No decorrer desta tarefa  a UAVision irá implementar no software os algoritmos definidos na tarefa anterior pelos vários parceiros.

 

Tarefa 15 - Selecção de culturas para desenvolvimento de algoritmos/modelos-tipo adaptados às condições edafo-climáticas do mediterrâneo

Nesta tarefa o IPV, Terra da Eira e o parceiro externo Frutus irão determinar as 5 culturas mais relevantes na área da agricultura de regadio no panorama nacional e internacional (bacia do mediterrâneo), possibilitando desta forma a utilização da plataforma em desenvolvimento em várias cultivares e em vários ecossistemas.

 

Tarefa 16 - Desenvolvimento de modelo-tipo para pragas e doenças

Nesta tarefa serão desenvolvidos modelos-tipo para pragas e doenças, a partir de adaptação (alteração de parâmetros) do modelo previamente desenvolvido. Nesta tarefa a participação das várias entidades ligadas ao mundo agrícola (IPV, Frutus, ISA, Terra da Eira) é muito relevante dada a complexidade de elaboração de modelo-tipo com estas características.

 

Tarefa 17 - Desenvolvimento de modelo-tipo para decisão e planeamento de rega

No decorrer desta tarefa o IPV, Terra da Eira, ISA e Frutus irão desenvolver um modelo-tipo para automatização do plano de rega, a partir da adaptação (alteração de parâmetros do algoritmo) do modelo definido anteriormente.

 

Tarefas 18 - Implementação de modelos-tipo (software)

No decorrer desta tarefa será implementado no software pela UAVision o algoritmo definido na tarefa anterior pelos vários parceiros.

 

Tarefa 19 - Desenvolvimento de sistema de automação e controlo remoto de electroválvulas para rega diferenciada

Nesta tarefa a UAVision irá desenvolver valências para o controlo remoto de electroválvulas. O controlo possibilita a abertura e fecho dos vários sectores de rega através de electroválvulas comandadas a partir do software web, auxiliando remotamente o controlo da rega. Desenvolvem-se ainda sistemas de segurança (verificação que houve abertura/fecho de electroválvula mediante a ordem de controlador) e sistema de supervisão dos equipamentos.

 

Tarefa 20 - Produção de placas de circuito impresso para sistemas de data-logging e comunicação

A UAVision irá adaptar os desenhos das placas de circuito impresso (PCB) UAVision para os requisitos do projecto e sua produção. Estas placas incluem o sistema de data-logging (registo de dados) e comunicação com a estação central / servidor.

 

Tarefa 21 - Produção de sondas de monitorização de teor de humidade do solo adaptadas à cultura.

Inclui a produção de placas de circuito impresso (PCB), componentes mecânicos, montagem do conjunto e verificação do seu correcto funcionamento.

 

Tarefa 22 - Adaptação e produção de estações meteorológicas integradas

A UAVision nesta tarefa irá adaptar e produzir estações meteorológicas. Estas estações incluem a produção de placas de circuito impresso (PCB), componentes mecânicos, montagem do conjunto e verificação do seu correcto funcionamento.

 

Tarefa 23 - Integração de fito-sensores com o sistema de data-logging UAVision   

Os fito-sensores a utilizar serão adaptados pela UAVision e integrados nas estações de registo de dados (data-logging) UAVision. Estes sensores irão partilhar o datalogger com as sondas de medição de teor de humidade do solo.

 

Tarefa 24 - Implementação de firmware dos diferentes sistemas adaptados ao projecto

A UAVision irá adaptar às necessidades do projecto o software incluído nos microprocessadores das placas de circuito impresso (firmware) dos vários componentes do sistema (data-logger, sensores, placas de comunicações).

 

Tarefa 25 - Produção de sistema de automação e controlo remoto de electroválvulas para rega diferenciada

Nesta tarefa a UAVision irá produzir os sistema de automatização e controlo remoto de electroválvulas desenvolvidos na tarefa 19.

 

Tarefa 26 - Ensaio e calibração em laboratório dos sistemas produzidos

A UAVision irá levar a cabo nesta tarefa os testes em laboratório de cada equipamento produzido, assim como relaizar a sua calibração.

 

Tarefa 27 - Testes integrados dos sistemas produzidos com o software e sistema de comunicação

execução de teste exaustivo do sistema integrado em laboratório  (sistemas de monitorização, comunicações, ligação à base de dados, sistemas de controlo) por parte da UAVision.

 

Tarefa 28 - Instalação inicial dos sistemas no terreno

Nesta tarefa a UAVision e Terra da Eira irão instalar os sistemas de monitorização completos nas parcelas de ensaio.

 

Tarefa 29 - Verificação e ensaio geral do sistema completo -  Campanha Ano 1

Teste exaustivo por parte da UAVision de todo o sistema integrado (sistemas de monitorização, comunicações, ligação à base de dados, sistemas de controlo) nas parcelas de ensaio. Configuração do sistema.

 

Tarefa 30 - Acompanhamento e avaliação das recomendações geradas pelos modelos - Ano 1

O IPV e Terra da Eira irão acompanhar o estado fenológico ao longo do ciclo da cultura em regadio, para avaliar o output gerado pelo software desenvolvido e ajustes necessários. Validação dos algoritmos desenvolvidos.

 

Tarefa 31 - Definição e implementação de melhorias e correcções aos modelos e software - Ano 1

No decorrer da tarefa anterior o IPV e Terra da Eira identificam as correcções a implementar aos modelos e software desenvolvidos, e sua correcção. A UAVision implementará no software as melhorias definidas.

 

Tarefa 32 - Instalação do sistema de electroválvulas e sistema de automação

A UAVision nesta tarefa instalará nas parcelas de ensaio electroválvulas, caudalímetros e o sistema de monitorização e controlo autónomo e automático deste sistema estas serão integradas com o sistema de comunicação e software.

 

Tarefa 33 - Verificação geral e reparação dos equipamentos instalados - Campanha Ano 2

Nesta tarefa a UAVision procederá a uma verificação total de todo o sistema instalado no ano anterior, antes do início do ciclo cultural regado da planta. Serão executados testes exaustivos do sistema integrado (sistemas de monitorização, comunicações, ligação à base de dados, sistemas de controlo) nas parcelas de ensaio.

 

Tarefa 34 - Acompanhamento e avaliação das recomendações e acções geradas pelos modelos - Ano 2

O IPV e Terra da Eira irão acompanhar o estado fenológico ao longo do ciclo da cultura em regadio, desta forma é possível avaliar o output gerado pelo software desenvolvido e ajustes necessários. Validação dos algoritmos desenvolvidos. O Parceiro subcontratado Frutus irá apoiar no acompanhamento de campo o parceiro Terra da Eira.

 

Tarefa 35 - Definição e implementação de melhorias e correcções aos modelos e software - Ano 2

Nesta tarefa os parceiros (IPV, Terra da Eira e Frutus) identificarão as correcções a implementar aos modelos e software desenvolvidos (controlo remoto), e sua correcção, identificando assim as melhorias a implementar e sua execução. A UAVision implementará no software as novas funcionalidades.

 

Tarefa 36 - Verificação geral e reparação dos equipamentos instalados - Campanha Ano 3

Nesta tarefa a UAVision procederá a uma verificação de todo o sistema instalado no ano anterior, antes do início do ciclo cultural regado da planta. Serão executados testes exaustivos do sistema integrado nas parcelas de ensaio (sistemas de monitorização, comunicações, ligação à base de dados, sistemas de controlo).

 

Tarefa 37 - Acompanhamento e avaliação das recomendações e acções geradas pelos modelos - Ano 3

O IPV e Terra da Eira irão acompanhar o estado fenológico ao longo do ciclo da cultura em regadio, de forma a avaliar o output gerado pelo software desenvolvido e ajustes necessários. Validação dos algoritmos desenvolvidos. O parceiro subcontratado Frutus irá apoiar no acompanhamento de campo o parceiro Terra da Eira.

 

Tarefa 38 - Definição e implementação de melhorias e correcções aos modelos e software - Ano 3

Nesta tarefa os parceiros (IPV, Terra da Eira e Frutus) identificarão as correcções finais a implementar aos modelos e software desenvolvidos (controlo remoto). A UAVision implementará no software as novas funcionalidades.

 

Tarefa 39, 40 - Elaboração de relatório 2012/3 - Campanha Ano 1/2

Nesta tarefa os vários parceiros (IPV, Terra da Eira e UAVision) irão elaborar um relatório sobre todas às ocorrências ao longo da campanha. Neste relatório serão descritas as alterações mais relevantes a fazer nos modelos propostos e as alterações necessárias.

 

Tarefa 41 - Elaboração de relatório 2014 (Campanha Ano 3) e relatório final do projecto

Nesta tarefa os vários parceiros (IPV, Terra da Eira e UAVision) irão elaborar um relatório final onde serão introduzidos  os casos de sucesso mais relevantes ao longo do projecto.

 

Tarefa 42 - Participação em feira da especialidade

Os vários parceiros (IPV, Terra da Eira e UAVision) irão participar em feiras da especialidade a fim de divulgar os resultados do projecto para potenciar a comercialização do produto no mercado nacional e internacional.

 

Tarefa 43 - Organização de workshop para divulgação dos resultados do projecto

Nesta tarefa será organizado pelos parceiros um workshop de divulgação dos dados recolhidos ao longo de todo o projecto, apresentando todos os objectivos propostos para divulgação dos resultados entre a comunidade científica.

 

Tarefa 44 - Preparação de registo de patentes

Nesta tarefa será organizada pelos vários parceiros uma preparação de patentes visando o registo da propriedade industrial.

 

Tarefa 45 - Gestão e coordenação do projecto

 

bottom of page